O Que mais vicia em um jogo?

13:14 Unknown 0 Comentarios


A Muito tempo vários jogadores vêm se perguntando o que realmente vicia em um jogo, e é verdade que isso varia de pessoa para pessoa, e é algo normal pois gostos podem diferenciar de pessoa pra pessoa. Mas talvez a resposta a essa pergunta seja mais fácil de se encontrar do que imaginamos, pois os jogos mais conhecidos por "viciar" as pessoas costumam ter um destaque bem grande na mídia, e só para constar, o fato de um jogo ser viciante não significa necessariamente que ele seja bom. Porém vamos tentar ir parte por parte e logo você entenderá nosso ponto de vista de viciante.



A Primeira coisa que acredito ser essencial para um jogo ser viciante, é a sua imersão, e isso pode ser transmitido de diversas maneiras, seja pela qualidade em história, gráficos, algum sistema diferenciado ou até mesmo nas músicas. O Legal de pensar nesse quesito que é difícil você pensar em um jogo que não usa isso, para pegar um exemplo bem ruim mas que aplica isso vamos pegar os MMOs, os mais conhecidos como sendo "Pay For Win" (É Necessário pagar para ficar forte), olhando a primeira vista muitos vão recomendar você a ficar longe desse tipo de jogo, mas todo dia ele consegue um público que só aumenta e não parece ter prazo para quebrar, o motivo disso é simples, muitos jogadores viciaram em seu sistema de níveis e upgrade, o que é muito comum nesse gênero.

O Segundo motivo seria algo já citado e que anda em conjunto com a imersão: o gosto do jogador. Já viu aqueles caras viciados em RPG de uma forma que você não consegue entender? Ou que tal aqueles jogadores de FPS (tiro em primeira pessoa) que não sai de trás da TV? Muitos talvez não entendem o que eles tanto veem nesses jogos, mas o fato do gosto deles estarem influenciando isso é o motivo unanime com toda certeza.

O Terceiro é algo que não sei s deveria estar em terceiro lugar pois faz muita diferença, e tem a ver com publicidade. Muitas vezes as pessoas viciam em um determinado produto simplesmente pelo fato de uma propagando a dizer que deveria ter aquilo. As vezes isso fica tão na cabeça do jogador que acabam virando verdadeiros fanáticos por determinado jogo e isso até acaba atrapalhando no seu divertimento. Mas não deixa de ser um meio que realmente vicia as pessoas.

E Só para lembrar, a pessoa estar viciada nunca é algo bom, ela pode acabar fechando a mente para novas experiências e deixando de aproveitar algo que poderia ser bom, mas deixa de ser por que ela só pensa em certa coisa. Mas deve se concordar que tem um certo período que realmente é muito bom tudo isso, e não é apenas a games que podemos aplicar essas regras, mas em tudo que formos tentar entender do por que é tão viciante assim.

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Época em que tudo era aconchegante

12:08 Unknown 0 Comentarios


A uns dias atrás enquanto navegava na internet, comecei a lembrar como tudo era lá por meados de 2006, onde tudo era simples e aconchegante, você virá e volta parava em blogs que logo de cará já se mostravam não ter muito reconhecimento, mas as matérias eram feitas com uma vontade que era até divertido, e isso não se dava apenas entre os com mais tempos, todos queriam fazer aquilo também. Lembro até hoje, eu com 13 anos aprendendo a usar o básico de html, fuçando no blogger e até no dia em que entrei em uma votação de top blogs (algo bem comum na época).



Acredito já ter perdido a conta de tantos blogs e paginas na internet que criei, era tudo realmente divertido e fazer parcerias era algo emocionante. Pena que tudo fica sem graça quando é vista de uma forma mais profissional, quando você começa a ver que se não fizer vai sofrer danos e que aquilo pode ser nada mais do que uma tentativa de ganhar algo. Eu Realmente odeio isso.

Talvez eu esteja afim apenas de fazer uma matéria relembrando o passado de quem já se aventurou pela internet e tentou uma carreira solo, mas vou tentar ir além disso, vou compartilhar alguma das coisas que já vi e sei que não deu certo. Por exemplo, aqueles casos em que a pessoa não gosta de ficar horas e horas em frente a um notebook escrevendo dúzias e dúzias de matérias, mas mesmo assim se obriga a fazer algo do gênero simplesmente pela tentativa de obter algum lucro, essas coisas dificilmente dão certo. Outra coisa que já vi e muito é de pessoas que ficam pesquisando por formulas mágica para obter dinheiro online, coisa que simplesmente não existe.

A Única coisa que aprendi é que esse mundo precisa de trabalho duro e um pouco de sorte, muitas vezes estudar e trazer um bom trabalho é tudo o que você precisa para fazer sucesso, se juntar isso com o tempo, logo você verá que isso não tem formula mágica. E Como já é muito comum em se dizer, já que a viagem é longa vamos aproveitar o caminho, e por isso é muito importante a pessoa se dar bem nessa área e se divertir fazendo esse tipo de coisas.

Se for olhar para estatísticas eu diria que é algo relativamente difícil fazer algum tipo dinheiro na internet, e que são poucos que consegue algo assim, isso porque não é todos que conseguem um bom público para poder lucrar em cima disso.

Mas a coisa toda vai muito além disso, a sensação que tínhamos de participar em uma comunidade que hoje em dia devia estar bem mais forte, acabou se perdendo. Admito que o Olhar De Geek é uma tentativa de reviver uma comunidade desse gênero (e não estou falando em redes sociais), mas atualmente o valor dessas coisas é algo que já se perdeu. Porém não vamos deixar de tentar né? ^^


O Que se pode aprender olhando para tudo isso é que não importa o que façamos, dês que seja divertido para cada um de nós, e caso não seja isso que nos faça felizes, devemos procurar o que realmente faz. 

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Como um Nerd vê os Vídeo Games ...

11:43 Unknown 0 Comentarios


E Aquele momento que você está de boa na sua casa quando bate aquela ideia de comentar sobre qual a sua visão a respeito dos videogames e tudo que tem acontecido ultimamente nesse universo. Pessoalmente sou uma pessoa de mente aberta em relação a qualquer gênero de jogos, seja plataforma, primeira pessoa, terceira pessoa ou até mesmo esportes. Claro, não sou o tipo que gosta de tudo, mas que consegue jogar qualquer coisa que apareça na minha mão.


E atualmente um dos games que mais vem chamando minha atenção é com certeza o Destiny, e meu interesse vem particularmente pela versão de PS4 onde tudo parece estar ainda mais grandioso. O Game em sí vem com belas promessas e a mecânica que ele usa é bem interessante, algo meio que RPG e FPS ao mesmo tempo.


Mas no geral tudo vem sendo irrelevante, as empresas que mais vem se destacando com certeza são as Indies, é normalmente com elas onde vemos as ideias mais malucas e criativas, apesar de não ser apenas jogos independentes que vem chamando minha atenção. No momento que estamos, os jogos cinematográficos costumam ser uma excelente pedida, eles conseguem ser mais imersivos do que muitos filmes e os enredos estão ficando cada vez melhores, como vimos no The Last of US. E não é pra menos, afinal a evolução dos jogos é algo que tende sempre a crescer e até o momento não conseguimos ver aquela fronteira que indica o limite disso.

Os jogos que nos faz lembrar das antigas franquias de forma nostálgicas também tem sido um ponto forte nessa geração, e a empresa que está cuidado dessa parte com certeza é a Nintendo com seus clássicos e a Ubisoft com os últimos Raymans mostrados. Tudo isso demonstra que tem espaço para tudo nos games.

Outra coisa que está chamando muito a atenção é as novas tecnologias, como vimos os sensores de movimento juntos a tecnologia de realidade aumentada vem trazendo grandes expectativas aos jogadores, e hora ou outra aparece algumas ideias novas no mercado como é o caso do Óculos Rift e o Project Morpheus. Apesar de acreditar que esse é o futuro da indústria dos jogos, fico me perguntando essa é realmente a hora certa para começarmos a apostar nesse meio. De qualquer forma, tudo tende a melhorar cada vez mais, até chegar a hora que fiquemos dentro de um gigantesco mundo virtual ao estilo Sword Art Online.

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O Sucesso de Minecraft nunca vai acabar?

09:42 Unknown 0 Comentarios


Um dos games que marcou época e com certeza vai ser levado no coração por muitos é o tão aclamado Minecraft. O Game além de um gigantesco público, possui uma das maiores conquistas no mundo dos games, e isso vem aumentando cada vez mais. E Não é pra menos, apesar de parecer um jogo com qualidades um tanto questionáveis, é muito bem feito para um jogo indie.


Uma das primeiras coisas que vale a pena analisar aqui é que Minecraft possui duas propostas, no começo a sua proposta principal era sobreviver e atualmente ele vem vendendo a proposta de criar os mais diferentes tipos de construções, meio que apelando para imaginação do jogador. Porém uma questão a se considerar é se realmente essa mudança de propostas feitas no jogo realmente é uma coisa boa, e se isso pode afetar no contínuo sucesso que o jogo vem fazendo.

Não dá para dizer o que está certo e o que não está quando a questão é o gosto, e com o passar do tempo acabamos descobrindo se certas escolhas foram realmente boas. Até o momento em que escrevo essa matéria o sucesso feito pelo jogo continua crescendo e parece que não tem um prazo certo para parar, em todo canto que vou é normal ouvir crianças mencionando o jogo em suas conversas (o seu público principal de fato é as crianças). Isso apenas demonstra que todas as escolhas feitas até o momento, não são ruins.

Para aqueles que não sabe muito sobre do que se trata o game, ele é um indie em primeira pessoa. No jogo você está em um local isolado sem outros semelhantes a você, porém tudo está infestado de monstros. Seu objetivo até então é sobreviver, algo que não é muito difícil atualmente. Porém o grande ponto do jogo está na sua imensa liberdade, tudo que você quiser fazer você pode! Mesmo isso funcionando de forma meio surreal, é exatamente o que mais vem chamando atenção. Juntando isso com uma gigantesca comunidade que vem se estabelecendo nos mais diferentes modos online se tem um excelente game para jogar.

Atualmente o Minecraft está em seu terceiro a quarto ano de vida, já conquistou diversos fãs e continua conquistado. Apesar de como ja mencionado, o público principal ser as crianças, o jogo é jogado por pessoas de todas as idades. E Se ainda não conferiu, vale a pena experimentar.


Mas dizer se o sucesso do Minecraft vai acabar ... Isso vai depender muito das escolhas feitas pela empresa que o criou daqui para frente, o jogo precisa de algo que prenda o jogador para continuar sendo jogado. O Que me prendeu por muito tempo nele foi a ideia de explorar o desconhecido, juntando isso com a dificuldade eu considerava um jogo incrível, mas atualmente estou meio por fora do que acontece nesse mundo. E qual sua opinião, será que essa fama vai acabar?

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O Prazer de Jogar Chrono Trigger

12:44 Unknown 0 Comentarios


Um dos jogos que vem sendo jogados bastante por mim é o Chrono Trigger, e esse RPG realmente merece um imenso crédito por tudo que ele traz, e pensar que tudo isso foi na época do SNES (Super Nintendo), torna as coisas ainda mais empolgantes! O Game teve várias figuras envolvidas, dês de alguns dos grandes da equipe de Final Fantasy e junto com isso também tivemos uma ajudinha com do criador de Dragon Ball, por isso temos um estilo tão parecido com isso. Esse jogo para todos os fãs de RPGs, o Chrono Trigger é obrigatório.

O Game tem aquele início bem clichê que vemos em RPGs, você está dormindo aí você acorda e tem que lidar com uma série de fatos que vão aparecendo com o decorrer da história. O Interessante a notar é que o foco do jogo está basicamente nas viagens do tempo, e junto com isso nós temos os mais diferentes tipos de cenários, e a arte do jogo diga-se de passagem está incrível, fazer tudo que foi feito com a tecnologia daquela época mostra realmente um imenso esforço por traz da equipe que até então o fez.


Um dos pontos fortes que não pode deixar de ser lembrado, é o sistema de batalha do jogo que mudou de uma forma drástica. E em comparação com os RPGs da época. Apesar de usar uma especie de turno assim como Final Fantasy, o jogador contava com uma barra de tempo para atacar, e para lutar contra os inimigos não era necessário que você fosse para outra tela, a batalha acontecia exatamente ali onde você estava. E A Diferença que isso causou foi extremamente radical, a imersão no jogo foi feita de forma bem mais suave. Mas como se apenas isso não bastasse, o game também contém um interessante sistema de combinação de habilidades, o que leva o jogador a querer evoluir todo mundo ao nível máximo para ter o maior número possível de habilidades combinadas e entender como se usar cada uma dessas. Outro ponto interessante a se notar nessa parte é que o jogo traz uma ideia de poder atacar mais de um inimigo quando se está próximo, então dependendo do ataque que você usar, pode acabar acertando um ou mais inimigos. E A forma como isso funciona é até melhor do que em muitos RPGs atuais.

Mas com certeza não podemos esquecer de citar a parte sonora do game, que músicas bonitas! Da até vontade de deixar o jogo rodando sem mexer apenas para ouvir a música de fundo. E Tudo combinado traz de uma forma bem interessante o peso que as cenas possuem e mostra exatamente o que os personagens estão sentindo. O Legal é que esse lado do jogo é tão bom que já recebeu diversos prêmios, e até hoje continuam no coração de muitos fãs.


É com toda certeza que podemos dizer que estamos se divertindo muito com esse game, e não é de se admirar que ele tenha conquistado de forma tão fácil a todos, porém dificilmente será possível ver um sequencia dessa grande franquia, já que a sua própria produtora até o momento não demonstra nenhum interesse em reviver essa franquia de tanto sucesso.

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O Mundo Dos Games já foi Melhor?

10:06 Unknown 0 Comentarios



Hoje em dia é normal ouvir uma pessoa falar que o futebol antigamente nem se compara ao futebol de hoje em dia, falavam que os jogadores jogavam por amor à camisa e pela seleção, ninguém se importava com o dinheiro, apenas queriam dar o seu melhor. E nessa mesma linha de raciocínio, alguns gamers da antigas, acabam pensando que a indústria dos vídeos games já foi melhor, e que hoje tudo gira muito entorno do dinheiro que tal jogo pode gerar.

Existem dois lados nessa teoria, a primeira é que o dinheiro é apenas um incentivo para as empresas dar cada vez mais o melhor de si, e se isso não acontece, elas acabam quebrando (como foi o caso da Capcom). A Segunda teoria é que o dinheiro acaba tornando a maioria dos jogos "mais do mesmo", e muitas empresas acabam tendo medo de sair da sua zona de conforto, e investir em novas ideias com medo de não dar certo. Interessante notar que os dois pontos de vista não estão errados, realmente com o passar do tempo e com o sucesso que os games vem tendo, é difícil saber qual é a posição das empresas diante disso tudo.

Antes de tudo não devemos esquecer que o mundo dos games hoje é composto por diversas empresas, e não devemos julgar um todo, apenas pela ação de uma desenvolvedora em particular. Com isso mente nós podemos começar a pensar em como esse meio de entretenimento está se comportando atualmente, e vamos começar com um exemplo já citado, a Capcom (mas devo dizer que não vou analisar empresa por empresa, apenas alguns certos exemplos que se destacam mais). Antigamente a empresa era conhecida por grandes títulos produzidos, nas mais diferentes gerações, começando no Nintendinho 8 Bits, com o título Megaman, outro jogo que podemos dar um destaque é o Megaman X lançado mais tarde para Super Nintendo, e se olhar um pouco mais a frente temos Resident Evil no Playstation One, e um outro grande lançamento da empresa foi o Devil May Cry lançado para Playstation 2. 

Podemos ter certeza que o histórico da empresa é grande e poderíamos passar o dia inteiro falando de grandes jogos produzido, mas recentemente ela adotou certas medidas que foi cada vez mais sendo criticadas pelos fãs. Um dos erros que foi cometido pela empresa, foi a ideia de colocar uma DLC (conteúdo extra a ser comprado) dentro do disco, uma ideia que visamos conseguir mais dinheiro, acabou passando a imagem de que estavam vendendo um jogo incompleto, e que os jogadores deveriam pagar para poder ter todo o conteúdo que já havia sido pago. Outro erro que a empresa cometeu, foi em mudar completamente muito das suas séries, como mudou totalmente o gênero de Resident Evil, e o reboot feito no protagonista de Devil May Cry, tornando aspecto dos seus próprios jogos que simpatizava com os fãs, em algo totalmente novo e que não foi pedido. Junto com essas ideias que visava ganhar mais dinheiro, acabou gerando um grande prejuízo a empresa, que atualmente, não vê muitas opções além de fechar as portas.


Porém nem tudo é tão ruim como aparenta, um bom exemplo que temos são as três grandes empresas: Nintendo, Sony e Microsoft. Apesar de virá e volta a gente perceber algumas medidas um tanto questionável, nós percebemos que o dinheiro envolvido em tudo isso acaba aumentando e muito a competitividade entre elas. Muitas Acabam voltando em algumas de suas decisões a fim de não perder seu público, como foi o caso da Microsoft. E Também vemos excelentes jogos por parte das três como Halo, The Last of US e Super Mario Galaxy, nada disso seria possível se tudo fosse como antigamente.

O Que se pode entender de tudo isso é que a evolução que tivemos no mundo dos games é bom e ruim ao mesmo tempo. Pode ser algo terrivelmente mercenário e abusivo na mão de alguns, porém pode se transformar em verdadeiras obras de arte na mão te outros. Então fica a escolha do consumidor decidir a que lado vi apoiar, e nossa aceitação em qualquer política ou método adotado por determinada empresa, vai influenciar o rumo que esse mercado vai seguir.

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A Geração que esqueceu como se joga Mario

09:22 Unknown 0 Comentarios



Quando se fala de vídeo games é difícil dizer o que realmente é algo bom para se dizer "eu sou fã" e o que não é bom. Talvez tudo isso tenha ficado um pouco deturpado com a presença de pessoas que compartilham a ideia de que você precisa ser original e não importa o que os outros pensem. Isso é uma meia verdade com toda a certeza, e também é certo dizer que é algo ruim. E é simples entender o porquê estar dizendo isso, mas mais uma vez acredito que o problema esteja um pouco mais no passado do que imaginamos.

Começando bem lá trás, quando vídeo games ainda era um simples meio de fazer crianças pararem de chorar e perderem um pouco do seu tempo, época em que brincar com pipas, bolinha de gude e amarelinha era algo relativamente normal. Constantemente ouvíamos nossos pais ou até um parente da família fazer a comparação do seu tempo com a era que estávamos vivendo. Muitos reclamavam de que as crianças não tinham uma boa infância e que certos valores do passado se perderam, e realmente era verdade. Hoje o ciclo se repete mas em um nível um pouco mais baixo, ao comparar nossa infância com a das crianças de hoje em dia nós percebemos que os valores realmente estão se perdendo, um exemplo disso são crianças de apenas oito anos de idade jogando jogos como Call Of Duty e Battlefield. Uma geração que esqueceu de como se joga Mario.

A Culpa disso com certeza se dá em grande parte aos pais que não estão atento ao que seus filhos estão expostos, talvez por que não entende o perigo que isso pode conter. Mas não é essa a questão que quero entrar, o fato é que vivemos em uma geração que precisa descer a um nível muito mais baixo para conseguir aquele entretenimento que nós tínhamos de forma tão simples. Era algo incrível poder jogar Super Mario World, Sonic the Hedgehog e entre outros. Claro que a medida que nós crescemos nossos critérios acabam amadurecendo junto conosco, e talvez venhamos a preferir jogos um pouco mais pesado, isso é normal. Mas a forma como tudo isso está exposto a geração que está chegando, com certeza não é nada normal.

Acredito que crianças deveriam estar se animando em jogar jogos que realmente são feitos para eles, não estou dizendo que adultos não podem mas a de se concordar que certas coisas são sim feitas para a geração mais nova. Um exemplo disso é os jogos produzidos pela Nintendo, ela é uma empresa que tem como foco agradar o maior público possível, dês da sua avó até seu priminho de três anos, e no meio disso tudo a dezenas de jogos que são feitos para atrair o público mais jovem. Mas não é o que acontece, muitos preferem estar jogando jogos como DMC e diversos outros que com certeza não foi feito para eles, são obras destinadas a um público diferente, e não adianta jogar a culpa em quem os produziu, pois assim como certos filmes, músicas e seriados não são feitos para o público mais jovem, certos games também não.


E Fica a questão que todos nós deveríamos pensar e levar a sério, em alguns casos o melhor a se fazer seria tomar providencias caso tem uma situação dessa em casa e tentar seguir a classificação indicativa dos jogos para os seus filhos. Claro que as vezes é necessário ter bom senso, pois tem games que a classificação é para dez anos mas você não considera um problema se seu filho de sete anos jogar, é algo normal. Mas é preciso tomar conta desses casos e atender ao pedido: Ensine essa geração a jogar Mario!

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O Que realmente torna um jogo bom?

16:41 Unknown 0 Comentarios



Em um mundo onde todos têm valores e gostos diferentes, fica difícil dizer o que realmente é bom e o que não é, pois não existem regras definidas para isso. Talvez uma matéria sobre esse tema pareça um tanto vago, mas decidi fazer essa análise do que pode ser considerado bom visto de dois pontos totalmente diferente, o primeiro seria o ponto de vista técnico onde se preza gráficos, jogabilidade e toda parte teórica que um jogo obedece para atingir seu objetivo, e do outro lado nós temos o ponto de vista criativo, onde se encaixa todos os gostos e vontades do seu público alvo. Isso é algo muito interessante de ser notado pois por diversas vezes nós vemos um jogo que tem excelente qualidade e que se encaixa perfeitamente no nosso gosto, porém eles não têm o devido reconhecimento, por que será?

Começando pela parte técnica logo de cara nós encontramos uma imensa pedra na nossa linha de raciocínio: "até onde a parte técnica de um jogo deve ser julgado e por que é importante entender isso?". Existem jogos que não tem um pingo de esforço na sua parte visual mas mesmo assim são considerados obras de arte, vamos tentar entender os motivos. Ao se fazer um jogo o seu criador tem um objetivo a ser atingido, seja ele simplesmente fazer dinheiro com uma ideia batida ou proporcionar alguma experiência ao jogador e é aí que encontramos a resposta para o que estamos procurando. 

Vamos pegar como exemplo o jogo Minecraft, ele é um jogo polêmico e muito popular na geração que estamos vivendo, mas será que ele é um bom jogo? Olhando da parte técnica podemos afirmar que sim, pois seus gráficos apesar de não serem bons cumpre exatamente seu objetivo, de mostrar um mundo em constante mudança ao jogador e propor o desafio a ele de sobreviver a tudo isso. A Física do jogo e suas músicas também se encaixam perfeitamente nesse perfil e podemos ver que ele realmente é um ótimo jogo.

Ao se analisar a parte técnica do game é muito importante prestar atenção nos recursos da empresa e o que ela fez com tudo isso. Um mal exemplo disso seria o Resident Evil 6, onde temos uma empresa que possuía excelentes recursos para uma produção, mas usou tudo isso para simplesmente fazer um jogo que foge do seu objetivo principal. Tornando o jogo em uma simples obra cinematográfica.

O Legal de fazer essa análise é que não temos um ponto certo para poder julgar determinada obra pois a situação em que ela foi feita pode ser totalmente diferente uma da outra, e é nesse meio que entra o lado criativo para julgar uma obra. Não basta simplesmente dizer que determinado jogo tem gráficos incríveis e que tem uma trilha sonora de tirar o folego, e a jogabilidade perfeita, porém ele peca na hora de divertir o jogador, como é exatamente o caso de Resident Evil 6. Pareço estar julgando sem motivo? Então vamos sair um pouco da parte técnica e partir para a parte criativa.

Enquanto de um lado nós levamos a sério aspectos como condição em que o jogo foi feito e se ele cumpre determinado objetivo, agora nós vamos considerar questões como o divertimento, seu público alvo e se ele realmente é algo bom como um todo. Lembrando que não vou falar sobre questões como o marketing, afinal a matéria é sobre se o jogo é bom e não sobre a venda de jogos. Quando você pensa em algo que te diverte, cada um de nós vamos ter características próprias que vai nos aproximar do jogo, e também tornar mais fácil a nossa imersão em determinados jogos. Eu pessoalmente prezo a humanidade dentro dos jogos, o lado romântico e a comédia são os pontos que mais me atrai em uma obra, porém nem de longe eu deixo de me empolgar com ação, mesmo ela não sendo a minha prioridade, por isso na minha lista pode entrar The Last of US e Assassin's Creed 2, dois jogos onde é muito bem explorado a caracterização dos personagens.

Porém não é apenas do gosto popular que um jogo vai sobreviver ao ponto de vista criativo, para isso ele precisa ter em mente o que ele quer passar em questão de divertimento, que emoção quer provocar no seu público e por que ele quer isso. Se tudo isso estiver okay, podemos considerar o jogo aprovado nesse aspecto (e até dar uma nota para isso dês que não coloquemos nossos gostos em meio a essa analise). E Bem do lado desse ponto é que encontramos o público alvo do jogo, o jogo foi feito para que? Crianças? Mulheres? Dependentes químicos? É preciso localizar esse público e considerar se o game está de acordo a ele, e é aqui que encontramos uma meia dúzia de jogos ruins. Muitas vezes um jogo acaba tentando agradar o maior número de pessoas possíveis, e no meio dessa tentativa desesperada ele acaba se destruindo, e o que seria um bom jogo acaba se passando simplesmente por um jogo meia boca. Um exemplo perfeito disso é o Wii Party U, onde a apelação para poder atrair o maior número possível de pessoas é tão grande que o game que poderia ser bom, acaba caindo na proposta.


E a última questão que acredito ser a mais complicada de se analisar, e o jogo como um todo é bom?  Então após pegar todos os aspectos considerados anteriormente, junte isso a seu gosto pessoal e decida se o jogo é realmente bom. Você pode elogiar e muito um jogo pelos seus pontos fortes, mas após ter elogiado simplesmente dizer que não gostou, afinal, não é seu gênero favorito de jogo. Um caso comum em que faço isso é com Titanfall, onde em todos os aspectos é um excelente jogo a ser jogado, realmente recomendo o game, mas não faz o meu estilo. Talvez isso pareça confuso e muitas pessoas preferem simplesmente dizer que não curte o game, pois não há argumentos validos quando a questão é gosto pessoal. E realmente não existem pessoas erradas quando a história é dizer quem está certo no mundo do entretenimento, e é isso que torna as coisas tão divertidas.

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