O Mundo Dos Games já foi Melhor?

10:06 Unknown 0 Comentarios



Hoje em dia é normal ouvir uma pessoa falar que o futebol antigamente nem se compara ao futebol de hoje em dia, falavam que os jogadores jogavam por amor à camisa e pela seleção, ninguém se importava com o dinheiro, apenas queriam dar o seu melhor. E nessa mesma linha de raciocínio, alguns gamers da antigas, acabam pensando que a indústria dos vídeos games já foi melhor, e que hoje tudo gira muito entorno do dinheiro que tal jogo pode gerar.

Existem dois lados nessa teoria, a primeira é que o dinheiro é apenas um incentivo para as empresas dar cada vez mais o melhor de si, e se isso não acontece, elas acabam quebrando (como foi o caso da Capcom). A Segunda teoria é que o dinheiro acaba tornando a maioria dos jogos "mais do mesmo", e muitas empresas acabam tendo medo de sair da sua zona de conforto, e investir em novas ideias com medo de não dar certo. Interessante notar que os dois pontos de vista não estão errados, realmente com o passar do tempo e com o sucesso que os games vem tendo, é difícil saber qual é a posição das empresas diante disso tudo.

Antes de tudo não devemos esquecer que o mundo dos games hoje é composto por diversas empresas, e não devemos julgar um todo, apenas pela ação de uma desenvolvedora em particular. Com isso mente nós podemos começar a pensar em como esse meio de entretenimento está se comportando atualmente, e vamos começar com um exemplo já citado, a Capcom (mas devo dizer que não vou analisar empresa por empresa, apenas alguns certos exemplos que se destacam mais). Antigamente a empresa era conhecida por grandes títulos produzidos, nas mais diferentes gerações, começando no Nintendinho 8 Bits, com o título Megaman, outro jogo que podemos dar um destaque é o Megaman X lançado mais tarde para Super Nintendo, e se olhar um pouco mais a frente temos Resident Evil no Playstation One, e um outro grande lançamento da empresa foi o Devil May Cry lançado para Playstation 2. 

Podemos ter certeza que o histórico da empresa é grande e poderíamos passar o dia inteiro falando de grandes jogos produzido, mas recentemente ela adotou certas medidas que foi cada vez mais sendo criticadas pelos fãs. Um dos erros que foi cometido pela empresa, foi a ideia de colocar uma DLC (conteúdo extra a ser comprado) dentro do disco, uma ideia que visamos conseguir mais dinheiro, acabou passando a imagem de que estavam vendendo um jogo incompleto, e que os jogadores deveriam pagar para poder ter todo o conteúdo que já havia sido pago. Outro erro que a empresa cometeu, foi em mudar completamente muito das suas séries, como mudou totalmente o gênero de Resident Evil, e o reboot feito no protagonista de Devil May Cry, tornando aspecto dos seus próprios jogos que simpatizava com os fãs, em algo totalmente novo e que não foi pedido. Junto com essas ideias que visava ganhar mais dinheiro, acabou gerando um grande prejuízo a empresa, que atualmente, não vê muitas opções além de fechar as portas.


Porém nem tudo é tão ruim como aparenta, um bom exemplo que temos são as três grandes empresas: Nintendo, Sony e Microsoft. Apesar de virá e volta a gente perceber algumas medidas um tanto questionável, nós percebemos que o dinheiro envolvido em tudo isso acaba aumentando e muito a competitividade entre elas. Muitas Acabam voltando em algumas de suas decisões a fim de não perder seu público, como foi o caso da Microsoft. E Também vemos excelentes jogos por parte das três como Halo, The Last of US e Super Mario Galaxy, nada disso seria possível se tudo fosse como antigamente.

O Que se pode entender de tudo isso é que a evolução que tivemos no mundo dos games é bom e ruim ao mesmo tempo. Pode ser algo terrivelmente mercenário e abusivo na mão de alguns, porém pode se transformar em verdadeiras obras de arte na mão te outros. Então fica a escolha do consumidor decidir a que lado vi apoiar, e nossa aceitação em qualquer política ou método adotado por determinada empresa, vai influenciar o rumo que esse mercado vai seguir.

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga